Professora Neiva Alves
Alunos: Ana Helena, Charlise Pereira e Mariele Maciel
Colaboração: Professora Cleonice FagundesAlunos: Ana Helena, Charlise Pereira e Mariele Maciel
Na comunicação interpessoal há quatro elementos envolvidos:
- o emissor,
- o receptor,
- o meio
- e a mensagem.
Esses elementos,do ponto de vista da oratória,podem ser assim analisados:
a) O emissor: é quem transmite a informação.É ele quem vai selecionar os dados, ordena-los e dispô-los adequadamente,estruturar o discurso.O orador deve ser claro,objetivo,entusiasmado para prender a atenção do ouvinte.
b) O receptor: é quem recebe a informação – o público,o auditório ou a platéia. Quanto às suas reações,pode ser simpático,adverso ou indiferente.c) Os meios que o orador utiliza para se comunicar são a voz e os gestos.
d) A mensagem é a essência do discurso,as idéias principais a serem transmitidas. A mensagem deve ser adequada à ocasião.
O ouvinte interpreta a mensagem ouvindo de acordo com suas próprias vivências e seus conhecimentos.Para que o receptor possa ouvir e decodificar a mensagem falada,o emissor deve articular bem as palavras e,principalmente,falar pausadamente.A clareza é o principal atributo no processo de comunicação.
O recurso do “CHA”
Além do plano de ação comportamental,a técnica da firmeza e continuidade as habilidades que você adquire ao se apresentar em público.Umas das principais técnicas para se alcançar a excelência das comunicações formais e informais é conhecida pela sigla “CHA”.
O “CHA” é composto por três princípios fundamentais:
C- Conhecimentos
H- Habilidades
A- Atitudes
O “CHA” é um verdadeiro roteiro para uma comunicação de qualidade.
Conhecimentos: é tudo o que você precisa saber para apresentar-se bem (o âmbito cognitivo).
Habilidades: é tudo que você precisa treinar e desenvolver para tornar-se um comunicador eficaz (o âmbito executivo).
Atitudes: é tudo que você deve fazer para obter conhecimentos e aprimorar as habilidades comunicativas (âmbito de ação).
Habilidades: é tudo que você precisa treinar e desenvolver para tornar-se um comunicador eficaz (o âmbito executivo).
Atitudes: é tudo que você deve fazer para obter conhecimentos e aprimorar as habilidades comunicativas (âmbito de ação).
Desenvolvendo os aspectos mais relevantes do “CHA”.
Técnicas de apresentações:
Técnicas de apresentações:
PAPÉIS | PAPÉIS CONHECIMENTOS (SABER) | HABILIDADES (SABER FAZER) | ATITUDES (QUERER FAZER) | ||||
Antes/ Planejamento | Comunicador/ Planejador | ▲conhecimento da realidade ▲público alvo ▲conteúdo a ser exposto ▲técnicas de apresentação ▲recursos audiovisuais ▲planejamento da apresentação ▲comunicação verbal e não-verbal | ▲aplicação dos conhecimentos ▲auto-análise | ▲ querer planejar | |||
Durante/ Apresentação | Comunicador/ Apresentador | ▲tipos característicos de participantes ▲ técnicas de controle da emoção | ▲ liderança ▲relacionamento com o grupo | | |||
Depois/ Avaliação | Comunicador/ Avaliador | ▲ avaliação ▲ reação do grupo ▲ resultados | ▲ percepção das reações do grupo |
Os três principais papéis aplicados ao“CHA” para a excelência nas comunicações;
- O eu comunicador/planejador atua na etapa do planejamento/organização - é anterior à apresentação, quando você vai pensar,planejar e organizar as ideias.
- O eu comunicador/apresentador atua na etapa da execução/apresentação da palestra, aula, etc. - é a apresentação propriamente dita,quando você expõe e executa suas ideias.
- O eu comunicador/avaliador atua na etapa de avaliação/feedback do trabalho como um todo - após a apresentação, é quando você revê as ideias expostas e avalia se as metas foram atingidas.
- O eu comunicador/apresentador atua na etapa da execução/apresentação da palestra, aula, etc. - é a apresentação propriamente dita,quando você expõe e executa suas ideias.
- O eu comunicador/avaliador atua na etapa de avaliação/feedback do trabalho como um todo - após a apresentação, é quando você revê as ideias expostas e avalia se as metas foram atingidas.
Ferramentas do comunicador/planejador
O comunicador/planejador precisa ter respostas claras sobre:a) Finalidade da apresentação:para quê?
Informar?
Vender?
Persuadir?
Instruir?
Divergir?
Distrair?
Ensinar?
b)Tema:o quê?
c) Motivação: por quê?
d) Participantes: quantos?
e) Público: para quem?
f) Realidade: qual o contexto?
Interesses
Expectativas
g) Forma:como?
h) Duração: quanto tempo?
i) Local:onde?
k) Objetivos: onde quer chegar?
l) Técnicas: como alcançar os melhores resultados?
Ferramentas do comunicador/apresentador:
O comunicador/apresentador precisa ter respostas claras para as seguintes perguntas:a)Que barreiras internas e externas precisam ser vencidas?
b)Qual é o tipo da plateia?
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