Disciplina Comunicação e Expressão
Professora Neiva Alves
Professora Neiva Alves
Alunos: Felipe Müller de Campos e William Machado
Colaboração: Professora Cleonice Fagundes
A produção e o planejamento do check-list são responsáveis por, no mínimo , 40% de sucesso de uma apresentação. Utilize-o para não esquecer nenhum detalhe.
Público-alvo:
- Profissão
- Escolaridade
- Sexo
- Faixa Etária
- Tipo de realidade que vive
- Nível econômico e social
- Expectativa
- Áreas de interesse
- Grau de conhecimento do tema a ser abordado
- Grau de motivação quanto ao assunto
Características do Evento:
- Horário
- Local
- Objetivos
- Números de participantes
- Duração do evento
Equipamento Eletrônico:
- Computador
- Tripé
- TV- telão
- Microfones
- Telefones
- Filmadoras
- Aparelhagem de som
- Retro-projetor
- Carrossel de slides
Recursos Didáticos:
- Livros
- Textos de apoios
- Testes
- Avaliações
- Apostilas
- Blocos de anotações
Esquema Lógico da apresentação:
Introdução:
- Capta o interesse
- Define objetivos
- Registra a importância da ideia principal
Desenvolvimento:
- Apresenta os argumentos
Conclusão:
- Sintetiza os temas propostos
Algumas sugestões de como iniciar sua fala:
- Comece com uma pergunta instigadora.
- Destaque a importância do tema.
- Relacione-o com o passado, o presente e o futuro.
- Lance várias perguntas para serem respondidas.
- Ilustre com uma pequena parábola.
- Agradeça pela oportunidade de estar ali na frente.
Introdução
A introdução é um convite aos ouvintes para prestarem atenção à mensagem que você vai transmitir. Você vai provocar o interesse no público para o que vai dizer, a plateia espera o melhor de você e quer gostar do que vai assistir.
Para despertar e cativar o ouvinte, esteja atento às seguintes etapas:
- ao se apresentar, exponha os motivos que o levaram a escolher o tema, transmita ao espectador o seu interesse, diga os seus objetivos, o que eles ganharão por ouviram.
- esclareça se haverá espaço para pergunta.
- esclareça se haverá espaço para pergunta.
Nessa primeira parte, o objetivo é conquistar o ouvinte.
Se você ganhar a simpatia da plateia logo de início, ela estará mais respectiva nas demais partes da sua fala. Para isso, comece cumprimentando todos.
A introdução costuma ser mais difícil devido à tensão criada pelo primeiro contato com a plateia. Comece falando de algo que o deixe a vontade para que o publico também se sinta assim. Seja simpático e seguro, demonstre interesse no assunto, prometa brevidade, isso anima o público.Desenvolvimento
O desenvolvimento é o espaço que você tem para agrupar os argumentos mais consistentes que darão credibilidade às suas ideias.
Após a introdução, e com o publico já a seu favor, exponha o assunto de modo a despertar curiosidade. Destaque a importância do tema, onde pretende chegar com ele e enfatize as informações mais úteis à ocasião antes de entrar no tema enfoque-o no passado.
O desenvolvimento é a parte mais longa do discurso, a exposição da ideia central deve ser clara. É o momento de expor os argumentos, as estatística, dar exemplos.
Depois de expor o tema previna-se contra a possível objeção da plateia, encerre com uma recapitulação do que foi abordado.Após a introdução, e com o publico já a seu favor, exponha o assunto de modo a despertar curiosidade. Destaque a importância do tema, onde pretende chegar com ele e enfatize as informações mais úteis à ocasião antes de entrar no tema enfoque-o no passado.
O desenvolvimento é a parte mais longa do discurso, a exposição da ideia central deve ser clara. É o momento de expor os argumentos, as estatística, dar exemplos.
Conclusão
A conclusão é síntese do discurso, quando são reforçados os temas apresentados no desenvolvimento. Procure ser breve o assunto já foi dissecado. Lance mão dos recursos e das técnicas para tornar a sua conclusão. Seja enérgico, e ritmado. Utilize palavras que concluem: “logo”, “por fim”, “concluindo” e etc.
Crie uma frase para deixar a sua marca positiva. O encerramento é o instante em que os ouvintes solidificam o que você transmitiu.
Esse é um momento importante porque é as impressões finais, que ficará na lembrança dos ouvintes, é nesse momento que você pode levar o ouvinte à reflexão.
Crie uma frase para deixar a sua marca positiva. O encerramento é o instante em que os ouvintes solidificam o que você transmitiu.
Esse é um momento importante porque é as impressões finais, que ficará na lembrança dos ouvintes, é nesse momento que você pode levar o ouvinte à reflexão.
Há varias opções:
-encerrar com uma frase de impacto.
-agradecer a oportunidade
-elogiar a plateia.
Encerre com entusiasmo num tom mais agudo ou mais grave, num ritmo lento ou rápido. Lembre-se que quando disser à plateia que estar terminando a apresentação, termine mesmo.
Se houver espaço para perguntas, esteja preparado até mesmo para as armadilhas. Seja na hora das perguntas ou durante os discursos é preferível que a plateia sinta gostinho de “quero mais”, Ao invés do “até que enfim acabou”.
Ao apresentar suas ideias, pense em oferecer uma coisa a alguém, dar um presente. Na introdução você mostra o presente e desperta a curiosidade da plateia.
Durante o desenvolvimento você expõe suas ideias. A conclusão é quando os participantes já receberam o presente e vão usá-lo da melhor maneira no momento da ação.
Se houver espaço para perguntas, esteja preparado até mesmo para as armadilhas. Seja na hora das perguntas ou durante os discursos é preferível que a plateia sinta gostinho de “quero mais”, Ao invés do “até que enfim acabou”.
Ao apresentar suas ideias, pense em oferecer uma coisa a alguém, dar um presente. Na introdução você mostra o presente e desperta a curiosidade da plateia.
Durante o desenvolvimento você expõe suas ideias. A conclusão é quando os participantes já receberam o presente e vão usá-lo da melhor maneira no momento da ação.
Por favor, retire a minha foto desse texto.
ResponderExcluir