Disciplina Comunicação e Expressão
Professora Neiva Alves
Professora Neiva Alves
Aluna: Elizangela Mulinari Portolan
1ª EtapaColaboração: Profa. Cleonice Fagundes
Não temos um corpo, somos um corpo! Um corpo vibrante, que respira, sente e se enternece, e reflete o que somos. Nossa vida esta gravada na memória do corpo.
O nosso corpo fala! E como fala! Ele capta tudo, de todas as maneiras. Aponta a mentira, desnuda as falsas convicções, arranca máscaras e expõe verdades inconscientes com sua linguagem expressiva.
O movimento corporal tem tanta importância quanto a palavra na comunicação humana. É um recurso expressivo riquíssimo que favorece a ligação entre as pessoas e reforça a magia da interação social.
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL NAS COMUNICAÇÕES.
Ao planejar sua apresentação, nunca perca de vista a intenção dos gestos e da movimentação que acompanha a mensagem oral.
Os gestos e as expressões faciais, a postura e a movimentação corporal serve para:
• Descrever, complementar e reforçar as ideias.O nosso corpo fala! E como fala! Ele capta tudo, de todas as maneiras. Aponta a mentira, desnuda as falsas convicções, arranca máscaras e expõe verdades inconscientes com sua linguagem expressiva.
O movimento corporal tem tanta importância quanto a palavra na comunicação humana. É um recurso expressivo riquíssimo que favorece a ligação entre as pessoas e reforça a magia da interação social.
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL NAS COMUNICAÇÕES.
Ao planejar sua apresentação, nunca perca de vista a intenção dos gestos e da movimentação que acompanha a mensagem oral.
Os gestos e as expressões faciais, a postura e a movimentação corporal serve para:
• Embelezar a fala.
• Substituir as palavras.
• Imprimir mais dinamismo a comunicação.
• Contradizer o que se diz.
• Expressar os sentimentos.
• Favorecer o entendimento.
• Promover a interação com a plateia.
• Facilitar a transmissão das mensagens.
E para que se cumpram esses objetivos, a linguagem corporal deve ser natural, clara, expressiva, pertinente e harmoniosa.
AUTOANÁLISE CORPORAL
A autoanálise da linguagem corporal permite identificar os pontos fortes e fracos da nossa comunicação. Por isso, é importante responder:
• Como me vejo fisicamente? Aceito, aprecio e valorizo o corpo que tenho? O que considero mais bonito nele?
• O que mais rejeito em mim?
• O que quero mudar em mim, fisicamente?
• Os sinais que transmito em meus gestos, na mímica facial, no olhar, na postura, na respiração e na maneira como uso o espaço, revelam a pessoa que penso ser?
• Qual a primeira impressão que os outros têm de mim?
• Gosto de me olhar no espelho? Gosto da minha imagem e do que ela transmite?
• Busco feedback da imagem que tenho?
• Quando vou começar o meu processo de mudança?
• O que farei para mudar?
Essa autoanálise faz uma avaliação do atual estágio do comunicador e fornece os requisitos para estimular o desenvolvimento da linguagem corporal.
APRIMORANDO A LINGUAGEM CORPORAL.
HABILIDADES TÉCNICAS
Para diminuir as barreiras não verbais nas apresentações em público:
• Deixe o cenário da apresentação livre para não correr o risco de tropeçar em nada. Estude o espaço com antecedência.
• Estabeleça uma zona de conforto no palco para movimentar-se com tranqüilidade.
• Não enfie as mãos nos bolsos nem as cruze na frente ou nas costas.
• Mentalmente, divida a plateia em grupos. Primeiro, olhe para o público como um todo, depois para cada setor; todos, indistintamente, deverão receber sua atenção visual.
• Seus gestos devem estar ancorados numa ideia que os fortaleça para ganhar significado na transmissão da mensagem. O gesto deve ter uma intenção, um motivo, que dê forma ao conteúdo.
• Não dê as costas para a plateia. Mantenha a cabeça erguida ao olhar para ela. Não fique olhando para o teto e muito menos para o chão.
• Evite sentar-se durante a exposição. Em pé, a energia se concentra mais e a linguagem corporal e mais evidente. Apóie-se nas duas pernas, que devem estar paralelas uma à outra e o peso do corpo igualmente distribuído sobre os pés.
• Imagine seu corpo sendo puxado por um fio que sai do chão e vai até o teto.Um fio flexível e elástico que imprime ao corpo uma postura elegante e natural. Os joelhos devem ficar levemente flexionados.
• Ande naturalmente por sua área de atuação, mas sempre ligado a plateia, que acompanha todos seus movimentos. Por isso, seus movimentos devem ser harmoniosos e delicados, mas enérgicos.
• Deixe o gesto fluir naturalmente.
• Gesto e palavra devem estar sintonizados. O movimento completa e reforça o que se diz.
• Lembre que um gesto jamais substituirá o desconhecimento do assunto. O gestual apenas acentua e dá mais vida à mensagem.
• Evite erguer os braços acima da cabeça e as mãos acima do peito, a não ser que esteja num espaço muito amplo.
• Cuidado com os gestos repetitivos, que podem se transformar numa barreira visual.
• Lembre-se de que as expressões faciais e as mãos são excelentes facilitadores da sua comunicação.
• Manter a cabeça baixa dá ideia de tristeza, desolação, dor, derrota, melancolia. Cabeça muito alta denota desafio, coragem, brio, provocação.
• Exiba uma expressão alegre e não perca o contato visual com a plateia. Mostre para ela que você sente prazer em falar.
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS.
• O movimento corporal do comunicador incita os movimentos da plateia. Paixão gera paixão, vitalidade gera vitalidade, apatia gera apatia, entusiasmo gera entusiasmo.
• Cuidado com os gestos contraditórios! Se o objetivo for, por exemplo, reforçar o espírito de união, a linguagem gestual deve contribuir para isso.
Procure seguir os elementos reguladores da gesticulação:
• espaços pequenos e descontraídos pedem gestos menores;
• espaços abertos, grandes e formais pedem gestos amplos;
• gestos vigorosos traduzem sentimentos mais intensos;
• há um gesto para cada emoção.
Erga uma ponte entre a essência do gesto e a força da mensagem. O gesto espontâneo da beleza, plasticidade, consciência e força a mensagem.
Não basta que o corpo se expresse, e preciso que ele se comunique de forma eficaz. Esse objetivo será alcançado se tivermos coragem de fazer uma análise.
• O que quero mudar em mim, fisicamente?
• Os sinais que transmito em meus gestos, na mímica facial, no olhar, na postura, na respiração e na maneira como uso o espaço, revelam a pessoa que penso ser?
• Qual a primeira impressão que os outros têm de mim?
• Gosto de me olhar no espelho? Gosto da minha imagem e do que ela transmite?
• Busco feedback da imagem que tenho?
• Quando vou começar o meu processo de mudança?
• O que farei para mudar?
Essa autoanálise faz uma avaliação do atual estágio do comunicador e fornece os requisitos para estimular o desenvolvimento da linguagem corporal.
APRIMORANDO A LINGUAGEM CORPORAL.
HABILIDADES TÉCNICAS
Para diminuir as barreiras não verbais nas apresentações em público:
• Deixe o cenário da apresentação livre para não correr o risco de tropeçar em nada. Estude o espaço com antecedência.
• Estabeleça uma zona de conforto no palco para movimentar-se com tranqüilidade.
• Não enfie as mãos nos bolsos nem as cruze na frente ou nas costas.
• Mentalmente, divida a plateia em grupos. Primeiro, olhe para o público como um todo, depois para cada setor; todos, indistintamente, deverão receber sua atenção visual.
• Seus gestos devem estar ancorados numa ideia que os fortaleça para ganhar significado na transmissão da mensagem. O gesto deve ter uma intenção, um motivo, que dê forma ao conteúdo.
• Não dê as costas para a plateia. Mantenha a cabeça erguida ao olhar para ela. Não fique olhando para o teto e muito menos para o chão.
• Evite sentar-se durante a exposição. Em pé, a energia se concentra mais e a linguagem corporal e mais evidente. Apóie-se nas duas pernas, que devem estar paralelas uma à outra e o peso do corpo igualmente distribuído sobre os pés.
• Imagine seu corpo sendo puxado por um fio que sai do chão e vai até o teto.Um fio flexível e elástico que imprime ao corpo uma postura elegante e natural. Os joelhos devem ficar levemente flexionados.
• Ande naturalmente por sua área de atuação, mas sempre ligado a plateia, que acompanha todos seus movimentos. Por isso, seus movimentos devem ser harmoniosos e delicados, mas enérgicos.
• Deixe o gesto fluir naturalmente.
• Gesto e palavra devem estar sintonizados. O movimento completa e reforça o que se diz.
• Lembre que um gesto jamais substituirá o desconhecimento do assunto. O gestual apenas acentua e dá mais vida à mensagem.
• Evite erguer os braços acima da cabeça e as mãos acima do peito, a não ser que esteja num espaço muito amplo.
• Cuidado com os gestos repetitivos, que podem se transformar numa barreira visual.
• Lembre-se de que as expressões faciais e as mãos são excelentes facilitadores da sua comunicação.
• Manter a cabeça baixa dá ideia de tristeza, desolação, dor, derrota, melancolia. Cabeça muito alta denota desafio, coragem, brio, provocação.
• Exiba uma expressão alegre e não perca o contato visual com a plateia. Mostre para ela que você sente prazer em falar.
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS.
• O movimento corporal do comunicador incita os movimentos da plateia. Paixão gera paixão, vitalidade gera vitalidade, apatia gera apatia, entusiasmo gera entusiasmo.
• Cuidado com os gestos contraditórios! Se o objetivo for, por exemplo, reforçar o espírito de união, a linguagem gestual deve contribuir para isso.
Procure seguir os elementos reguladores da gesticulação:
• espaços pequenos e descontraídos pedem gestos menores;
• espaços abertos, grandes e formais pedem gestos amplos;
• gestos vigorosos traduzem sentimentos mais intensos;
• há um gesto para cada emoção.
Erga uma ponte entre a essência do gesto e a força da mensagem. O gesto espontâneo da beleza, plasticidade, consciência e força a mensagem.
Não basta que o corpo se expresse, e preciso que ele se comunique de forma eficaz. Esse objetivo será alcançado se tivermos coragem de fazer uma análise.
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