quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Perfil do Técnico em Química

O Técnico em Química é o profissional que executa ensaios físico químicos, participa do desenvolvimento de produtos e de processos, supervisiona operação de processos químicos e operações unitárias de laboratório e de produção; opera equipamentos em conformidade com normas de qualidade, de biossegurança e de controle ambiental. Interpreta manuais, elabora documentação técnica rotineira e de registros legais.

O técnico em Química atua como elemento de ligação direta entre o engenheiro Químico, ou químico de nível superior, e os operadores de produção das indústria químicas.Participa da implantação e controle de processos tecnológicos na fabricação de produtos e subprodutos e das análises e Controle de qualidade dos mesmos.Poderá programar, executar e orientar as operações e análises/testes de natureza física, química, físico-química, utilizando métodos e equipamentos adequados, conforme as normas técnicas nacionais e internacionais de qualidade, higiene e segurança do trabalho e proteção ambiental, adotadas pela empresa, identificar necessidades, planejar e avaliar programas de treinamento, assessorar tecnicamente e administrativamente a gerência e atuar em equipes de trabalho e grupos de melhoria da qualidade.

Mercado de Trabalho: Indústrias farmacêuticas, químicas e de alimentos, instituições científicas e de pesquisa.Os cursos se destinam à formação de técnicos de nível pós-médio na área de Química Industrial, com competências e habilidades para operar e controlar processos químicos industriais bem como realizar o seu controle analítico. Importantes condições de contorno são acrescidas no tocante ao conhecimento de princípios de qualidade e produtividade, dos aspectos de impactos de processos industriais no meio ambiente e dos princípios de economia aplicada à avaliação de rotas turísticas.

A formação do ensino profissional de nível técnico deve ser norteada pelo perfil de habilidades e competências ditado pelas necessidades do setor produtivo. Assim sendo e por considerarmos a necessidade de aplicação das competências profissionais do Técnico em Química Industrial para além de funções de Analista Químico é que após as Diretrizes Curriculares Nacionais para um Industrial Químico, se optou pela formação de um profissional de formação generalista capaz de desempenhar as funções de Analista de Processos Industriais e Operador de Processos Industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário